Pular para o conteúdo principal

Dicas para tornar as reuniões de projeto mais produtivas


Não há como fugir. Os projetos necessitam que uma série de reuniões sejam realizadas, ao longo de sua execução.
Por mais tímido ou receoso que o gerente de projeto seja, mais cedo ou mais tarde, ele deverá conduzir uma reunião com os interessados no projeto. Mas, muitas vezes, estas reuniões acabam sendo improdutivas e um desperdício de tempo para todos os participantes.
Então, seguem cinco dicas para que você realize as suas reuniões de forma mais produtiva e bem sucedida.

Dica Nº 1: Compartilhe a agenda da reunião
Parece incrível, mas mesmo usando as ferramentas disponíveis atualmente, os gerentes teimam em apenas escrever coisas que não refletem a essência da reunião que será realizada. Por exemplo, quantas vezes vemos um assunto da reunião como “Reunião de Alinhamento” e mais nada escrito.
Prepare uma agenda e compartilhe com todos antes da reunião. Se possível, dê à equipe a chance de comentar sobre os temas que serão abordados ou discutidos. Dessa forma, os participantes poderão informá-lo sobre coisas adicionais que gostariam de falar durante a reunião ou, no mínimo, se preparar para a reunião. O objetivo de ter uma agenda é a de manter a reunião no caminho e ter certeza de que nada de importante será esquecido. Enviando a agenda com antecedência, ajudará os participantes a chegarem à reunião preparados para discutir os temas.

Dica Nº 2: Armazene documentos de maneira on-line
Geralmente, as reuniões geram documentos que ajudam ou comunicam os assuntos decididos. Além disso, pode ser necessário referenciar algum documento gerado, na reunião. Por exemplo, um documento de requisito gerado pelo projeto pode ser objeto de aprovação na reunião.
A maneira mais fácil para se certificar de que todos tenham acesso à última versão dos documentos do projeto é armazená-los em um repositório on-line ou em seu software de gerenciamento de projetos. Muitas vezes, os documentos são armazenados em algum diretório de um computador (ou servidor) onde ninguém tem acesso.
O armazenamento de documentos de forma on-line permitirá que você obtenha os documentos relevantes de sua reunião, para que você não perca tempo. Assim, os participantes poderão tomar decisões no tempo correto, porque você será capaz de acessar todas as informações sobre o projeto a partir da reunião (e não precisará imprimir cópias e mais cópias do documento e distribuir na reunião. Essa ação também ajuda na preparação do participante. Caso a reunião seja o momento de aprovação, o documento poderá ser acessado antecipadamente, para que ele seja lido e entendido.
E, atualmente, há diversos modos ou ferramentas, como o Dropbox, Skydrive, Google entre outros.

Dica Nº 3: Reúna-se virtualmente
Com a tecnologia atual, é possível realizar reuniões com sucesso sem precisar que todos os participantes estejam juntos em uma única sala. Você pode utilizar um software de colaboração para realizar essas discussões de forma on-line, para aquelas reuniões que não exijam que as pessoas estejam fisicamente no mesmo lugar. É lógico que isso não é uma maneira tradicional de se reunir com a equipe, mas pode ser muito eficaz, especialmente se você estiver problemas de tempo, deslocamento e custo.

Dica Nº 4: Comece e termine no horário
Tanto na utilização de uma ferramenta de colaboração, quanto em reuniões onde estão todos juntos em uma única sala, é extremamente importante que você comece e termine a reunião no horário planejado. Essa é uma atitude respeitosa com os outros participantes e, provavelmente, ajudará que você obtenha o máximo da discussão. Vamos supor que você comece com 10 minutos de atraso e termine 10 minutos mais cedo, porque alguém importante precisa sair. A sua reunião, de uma hora, terá uma duração real de 40 minutos.
É claro que se você terminar de discutir todos os temas da agenda e não houver mais nenhuma pendência, você deve encerrar a reunião e dispensar todos os participantes. Não há nenhum motivo em postergar o término da reunião, apenas para preencher o espaço de tempo restante. Mas, se ainda houverem pontos a discutir, quando o horário determinado para o término chegar, é melhor deixá-los de lado, anotar as pendências e agendar uma outra reunião.

Dica Nº 5: Emitir a ata (ou o registro) da reunião rapidamente
Finalizada a reunião, você deve enviar o registro do que foi discutido, na forma de atas. É melhor fazer isso o mais rápido que puder. Será mais fácil para você, já que se lembrará o que aconteceu e o que foi acordado e dá, aos participantes, a oportunidade de rever as observações e fazer comentários, pois eles também se lembrarão do que foi discutido.

Imagine o que acontece se você enviar uma ata três dias depois que a reunião for realizada. Os participantes até se lembrarão da reunião, mas os detalhes, o que discutido e as principais decisões, com certeza não se lembrarão.

O tempo é um dos recursos mais preciosos que possuímos.
Aproveitem essas dicas e não "roube" este recurso das outras pessoas.

Marcelo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exibindo o % concluído PLANEJADO

Frequentemente, me questionam se é possível exibir, no MS-Project, o % concluído planejado de uma atividade ou de um projeto com base em uma data. Essa informação é relevante para podermos identificar se a atividade (ou projeto) em relação à uma data de análise (ou de corte para análise) está atrasada, no prazo ou adiantada. Por exemplo, estou executando uma atividade de 18 dias de duração, que iniciou há três dias, e quero saber qual o percentual de evolução que ela deveria apresentar daqui a 7 dias. Bom, tenho uma má e uma boa notícia. A má notícia é que o MS-PROJECT não possui um campo que contempla essa informação. Basicamente, o MS-Project possui apenas três tipos de % que indica a evolução de uma tarefa: % concluído : contêm o status atual de uma tarefa, expresso como o percentual da duração  da tarefa que foi concluída. Esse campo é calculado a partir da fórmula ((Duração Real * Duração) / 100) % física concluída : mostra um valor inserido de porcentagem concluída que

Draft da 5a. Edição do PMBoK está disponível para comentários

O PMI disponibilizou em seu site draft do PMBoK Guide - Fifth Edition . O documento poderá ser acessado pelo link: http://www.pmi.org/PMBOK-Guide-and-Standards/Standards-Current-PMI-Standards-Projects.aspx . Os comentários poderão ser realizados até o dia 20/03/2012 .

Criando uma WBS com o WBS Modeler

Aqui está uma boa opção para montar uma EAP (Estrutura Analítica de Projeto) a partir de um cronograma no MS-Project ou diretamente pelo Visio. É o WBS Modeler (que pode ser obtido gratuitamente no link  http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=14320 ) O WBS Modeler é um Add-in do Microsoft Visio que permite a criar uma EAP de uma forma mais fácil De acordo com o site da Microsoft:  " O Visio WBS Modeler (WBS Modeler no seguinte ) destina-se a melhorar o processo de planejamento do projeto , dando a oportunidade de gerar  uma Work Breakdown Structure (WBS ), utilizando uma representação gráfica de seus elementos  [...]  O WBS  Modeler  pode ser usado para visualizar e editar uma WBS existente ou para criar uma nova WBS  no Microsoft Office Visio Professional 2007 e , em seguida, exportá-lo para o Microsoft Office Project (2003  ou maior ) para a realização das próximas etapas de planejamento . O aplicativo permite