Pular para o conteúdo principal

Criando uma WBS com o WBS Modeler

Aqui está uma boa opção para montar uma EAP (Estrutura Analítica de Projeto) a partir de um cronograma no MS-Project ou diretamente pelo Visio.

É o WBS Modeler (que pode ser obtido gratuitamente no link http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=14320)

O WBS Modeler é um Add-in do Microsoft Visio que permite a criar uma EAP de uma forma mais fácil
De acordo com o site da Microsoft: 
"O Visio WBS Modeler (WBS Modeler no seguinte) destina-se a melhorar o processo de planejamento do projeto, dando a oportunidade de gerar uma Work Breakdown Structure (WBS), utilizando uma representação gráfica de seus elementos [...] O WBS Modeler pode ser usado para visualizar e editar uma WBS existente ou para criar uma nova WBS no Microsoft Office Visio Professional 2007 e, em seguida, exportá-lo para o Microsoft Office Project (2003 ou maior) para a realização das próximas etapas de planejamento. O aplicativo permite a integração efetiva do Visio com o Microsoft Office Project. Ele oferece uma abordagem visual e gráfica para criar, editar e modificar os planos de projeto utilizando o Visio. [...]".

Fiz vários testes e estou utilizando no meu dia-a-dia sem problema. É óbvio que se existir a necessidade de algo bem mais elaborado, deveremos partir para ferramentas já consagradas (como o WBS Chart Pro da Critical Tools).

O WBS Modeler é, sem dúvida, uma ferramenta que os gerentes de projeto já aguardavam, pois a integração do MS-Project com o Microsoft Visio exigia um esforço de desenvolvimento. E o melhor, é de graça.

Vale a pena conferir!

Comentários

  1. Olá Marcelo, boa noite.
    Tentei utilizar a ferramenta, no MS-Project e MS-VISIO, nas versões 2007 e 2010 (respeitando a mesma para ambos, inclusive para o WBS Modeler e instalando o OPIA da própria Microsoft, nas versões respecivas) e NÃO obtive sucesso, seja no Windows XP ou no Windows 7 e em 3 máquinas distintas. Sempre obtenho uma página em branco, o resultado sempre é o mesmo, a WBS não é gerada, mesmo com diversos modelos de arquivos *.mpp.
    Alguma dica ?

    ResponderExcluir
  2. Você deu uma olhada no user guide do WBS Modeler? Ele se encontra na mesma página em que o download é feito (http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=14320).

    Depois de importar o arquivo do MS-Project, deveria aparecer uma tela exibindo as tarefas resumo do projeto, em forma de tópicos. Às vezes, é necessário dar um Alt+Tab para que ela seja exibida. Às vezes ela fica escondida pela própria tela do Visio.

    ResponderExcluir
  3. Instalei no meu Visio 2010 e consegui exportar uma estrutura analítica para o Project só que ao contrário não funciona, ou seja, eu tenho um projeto já elaborado no project e quero ver a EAP no WBS Modeler, ele faz a ação que está importanto mais não importa nada,a tela fica em branco, será que estou fazendo algo errado? Será que falta alguma configuração no projeto feito no project para que ele consiga entender o cronograma criado?

    ResponderExcluir
  4. Prezados, estou com o mesmo problema. Quando clico em importar e seleciono o cronograma nada acontece. O Visio abre uma pagina em branco.

    ResponderExcluir
  5. Caros, como o desenvolvimento da ferramenta não foi feito por mim, fica difícil a identificar um motivo técnico sobre o problema. O meu conselho é entrar na página do desenvolvedor e verificar se alguém já reportou esse problema.
    O que percebi é que a versão para 2007 é diferente da versão para 2010 (ele até retirou uma funcionalidade que existia na versão 2007, uma vez que o Visio tem essa funcionalidade nativa).
    No link que passei no post permite encaminhar para uma página do desenvolvedor.
    O WBS é uma boa opção, uma vez que Critical Tools nao continuará com o WBS Chart Pro.

    ResponderExcluir
  6. Quando tento salvar uma nova versão do arquivo WBS na mesma pasta, com nome diferente do antigo, as alterações são feitas nos dois arquivos. Você sabe o que pode estar ocorrendo?

    ResponderExcluir
  7. Provavelmente, porque ele deve fazer algum vínculo entre os arquivos. Tecnicamente não sei porque acontece. Como o fonte do add-in não está disponível e não é uma ferramenta de mercado, fica difícil ter suporte quando ocorre um problema.
    Um conselho, que eu posso dar, é o seguinte: na página do download do add-in, você pode postar duvidas técnicas. Eu já postei uma dúvida lá e recebi uma resposta. Tente fazer isso.

    ResponderExcluir
  8. como posso integrar o Projecto 2007 com o WBS?

    ResponderExcluir
  9. como posso integrar o Projecto 2007 com o WBS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, infelizmente, já não tenho a versão 2007 do Project e do WBS para te dizer qual o caminho.
      Quando o utilizei, lembro-me que ele tinha uma opção para importar os arquivos do Project. O caminho é esse. Ele importa, inclusive, vários atributos das atividades.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exibindo o % concluído PLANEJADO

Frequentemente, me questionam se é possível exibir, no MS-Project, o % concluído planejado de uma atividade ou de um projeto com base em uma data. Essa informação é relevante para podermos identificar se a atividade (ou projeto) em relação à uma data de análise (ou de corte para análise) está atrasada, no prazo ou adiantada. Por exemplo, estou executando uma atividade de 18 dias de duração, que iniciou há três dias, e quero saber qual o percentual de evolução que ela deveria apresentar daqui a 7 dias. Bom, tenho uma má e uma boa notícia. A má notícia é que o MS-PROJECT não possui um campo que contempla essa informação. Basicamente, o MS-Project possui apenas três tipos de % que indica a evolução de uma tarefa: % concluído : contêm o status atual de uma tarefa, expresso como o percentual da duração  da tarefa que foi concluída. Esse campo é calculado a partir da fórmula ((Duração Real * Duração) / 100) % física concluída : mostra um valor inserido de porcentagem concluída ...

O que aprendi sobre estimativa com o meu filho

Aqui vai um caso para mostrar que muitas vezes não precisamos de métodos, ferramentas e metodologias complexas para realizarmos algumas estimativas. Em uma tarde de sábado de 2008, há quatro anos atrás, o meu filho mais velho, João Marcelo, que estava com 9 anos de idade, veio conversar comigo sobre algo que ele gostaria de fazer. Na época, como qualquer menino de 9 anos de idade, estava conhecendo os super-heróis que nós, os mais velhos, já conheciam de longa data (Homem-aranha, os X-Men, Hulk, entre outros). Ele ficou curioso sobre que outros super-heróis existiam e que ainda não haviam aparecido em algum filme. Começou a pesquisar na internet até chegar a página da Marvel Comics . Ficou maravilhado e então veio a ideia: queria criar um álbum de super-heróis (em português) onde apresentaria o nome do super-herói, o nome verdadeiro, origem, super-poderes, etc. Diante desta possibilidade, fiz a pergunta: - Ok, João Marcelo, mas quanto tempo você demorará para concluir o s...